Empretec
segunda, 13 de março de 2017
Turma de ´empretecos` comemora resultados no município de Palmas
O Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, foi realizado pelo Sebrae/PR em Palmas, região Sudoeste, no período de 20 a 25 de fevereiro deste ano. As atividades realizadas pelos 20 participantes durante a capacitação totalizaram R$ 58 mil em vendas e despertaram o interesse dos empreendedores palmenses e de outros municípios próximos.
Segundo a agente de desenvolvimento do Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA) - parceria entre o Sebrae/PR, a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (Acipa) e a Prefeitura de Palmas, Andreia Seben, a lista de interessados já soma 50 pessoas. “A repercussão do trabalho dos empretecos foi grande na economia do município. Eles tiveram iniciativas surpreendentes em diversas áreas, como comércio, alimentação, cultura, inovação e tecnologia. Algumas das ações continuam acontecendo, mesmo após o fim do seminário”, diz Andreia. A agente destaca que, além dos palmenses, há interessados de Pato Branco, Clevelândia e Mangueirinha.
Para Andreia, a mais recente turma de empretecos se destaca entre as quatro edições já realizadas em Palmas. “Um dos reflexos positivos foi a retomada do núcleo dos empretecos, que terá a terceira reunião no dia 16 de março” comenta. As reuniões acontecem na terceira quinta-feira de cada mês e o núcleo tem 105 integrantes ativos. No total, Palmas conta com 115 empretecos.
A consultora do Sebrae/PR, Dianalu de Almeida Caldato, conta que o impacto positivo provocado pelos empretecos deverá resultar em mais uma edição do seminário no município de Palmas, no segundo semestre deste ano. “Realizamos o Empretec no começo do ano, no período de férias, e a procura foi grande. A intenção é fazer novamente no período de férias, para facilitar a participação dos empreendedores interessados”, observa Dianalu.
João Eduardo D. M. Varela, proprietário de uma empresa de eventos em Palmas, participou do Empretec em fevereiro e confessa a surpresa com relação ao programa realizado pelo Sebrae. “Não imaginava que fosse uma experiência tão intensa. Pude ver o quanto é possível evoluir em tão pouco tempo e vislumbrar as oportunidades que posso alcançar”, relata o empresário. Varela acrescenta que a participação resultou em superação pessoal e novas metas para os negócios. “Estou pensado em melhorar meus produtos e serviços, em nova organização da estrutura e em ampliar a atuação para toda a região Sudoeste”, afirma.
Fabíola Lazzaretti Delavy, proprietária de uma agência de turismo e de escola de Inglês em Palmas, reconhece a importância do Empretec para aqueles que buscam o crescimento pessoal e profissional. E que o seminário foi um divisor de águas para ela.
“Dentro de uma visão bem real, minha vida profissional e pessoal se resumem a antes e depois do seminário. A partir do momento que você consegue se autoavaliar, tudo fica mais fácil. Minha vida já vinha passando por uma mudança profissional e o Empretec me ajudou na tomada de várias decisões”, testemunha.
Fabíola minimiza o impacto econômico decorrente do seminário no município de Palmas. “Foi importante, mas acaba sendo uma parcela bem pequena quando avaliamos a mudança que o seminário faz dentro de cada empreendedor. Todo empreendedor que realmente busca mudança e realização pessoal precisa sair de sua zona de conforto e arriscar-se. Participar do Empretec é isso mesmo, é arriscar-se em algo que você não tem a menor ideia do que seja”, conclui a empresária.
Galeria de Fotos